“A propriedade”
Études proudhonniennes (2)

“A propriedade”
O segundo volume de « Estudos Proudhon » (René Berthier)
é publicado pela Editions du Monde libertaire.

Article mis en ligne le 26 mai 2013

par Eric Vilain

Os problemas levantados pela crítica econômica de Proudhon hoje permanecem actuais. Isto é especialmente verdade para a questão da propriedade. A « mensagem » que lança baseia-se no fato de que o status da propriedade dos meios de produção não pode ser o principal critério de diferenciação dos sistemas econômicos.

Esta questão, no entanto, encontra-se na vanguarda do debate e controvérsia no movimento socialista no início, e várias correntes do marxismo queria ver como a única solução para este problema o que eles viam como a antítese da propriedade privada : a propriedade do Estado.

A originalidade de Proudhon pode estar no fato de que ele propôs uma forma diferente de pensar sobre o socialismo, que ele chama de “terceira via”, que é o oposto de ambos « princípio comunista « e “princípio proprietário”. Um caminho que vai além do bloqueio psicológico que a questão da propriedade tem sido nos debates dentro do movimento operário.

Além desta questão encontra-se em outro, que ainda repercute hoje : na verdade, a má compreensão do problema da propriedade e do peso dos estratos intermediários fez todas as organizações de esquerda revolucionário incapaz de desenvolver estratégias que integram a classe média e os camponeses.