Monde-nouveau
Slogan du site

Donner accès à des textes connus et surtout peu connus liés à l’histoire du mouvement libertaire; présenter des réflexions et des débats.

COMENTÁRIOS SOBRE "BLACK FLAME"

COMENTÁRIOS SOBRE BLACK FLAME

A seção "Comentários sobre Black Flame" pretende contribuir para o debate necessário sobre o anarquismo, o sindicalismo revolucionário e o anarco-sindicalismo iniciado neste livro, cuja ambição é fornecer uma visão global e internacional destas correntes, fornecendo muitas informações sobre aspectos pouco conhecidos do movimento.

O livro de Michael Schmidt e Lucien van der Walt teve o imenso mérito de "chutar o formigueiro", como dizemos em francês, ou seja, de dar origem a novas reflexões sobre o movimento libertário.
Se contestamos um certo número de posições desenvolvidas neste livro, é sempre com um espírito construtivo, limitando-nos a um debate de idéias.

Convidamos os leitores a serem indulgentes se nosso conhecimento da língua portuguesa estiver em falta. Esperamos, entretanto, que a maioria dos textos aqui apresentados seja compreensível.

René Berthier

Les derniers articles

Comentário No. 3. — Sindicalismo revolucionário e anarquismo na CGT francesa
Publié le 3 janvier 2021
par Eric Vilain

A questão da diferença entre o sindicalismo revolucionário e o anarco-sindicalismo surge freqüentemente na Black Flame, mas cada vez é apenas uma repetição do argumento da referência explícita ou não explícita ao anarquismo. Não há um exame histórico de como esta situação teria surgido. (...)

A "Carta de Amiens" (1906), a fundadora do sindicalismo revolucionário ?
Publié le 3 janvier 2021
par Eric Vilain
Comentário No. 1. — Só uma tradição anarquista ?
Publié le 3 janvier 2021
par Eric Vilain