II. – Comentários sobre “Black Flame”. – Associação Internacional dos Trabalhadores
Article mis en ligne le 31 mars 2025

par Eric Vilain

Para Bakunin, a AIT deveria permanecer um movimento de massa cuja principal atividade era a solidariedade e o apoio às lutas dos trabalhadores. Ciente do desenvolvimento cultural desigual do movimento operário internacional, ele acreditava que a AIT não deveria adotar um programa único que inevitavelmente não seria adequado a todos os lugares, mas que a liberdade de debate dentro da Internacional acabaria por produzir uma certa homogeneidade.
A Aliança Bakunin tinha naturalmente a função de ajudar a desenvolver secções da Internacional onde não existiam – como era o caso em Espanha – mas era também, de certa forma, uma “guardião”, ou seja, tinha que garantir que o controle político fosse impedido por uma organização externa.

Bakunin mostra que se o objetivo da Internacional é de fato a supressão do sistema capitalista, isso não exclui a necessidade de ações de protesto diárias. Isso mostra que não há incompatibilidade entre um e outro ; Pelo contrário, a organização do movimento operário internacional constitui uma preparação que lhe permitirá estar pronto quando chegar a hora. Cabe ressaltar que a revolução não é, no texto de Bakunin, um acontecimento desencadeado artificialmente, é um fato que ocorre “pela força das coisas”. Estamos, portanto, a cem léguas da perspectiva insurrecional.