Felipe Corrêa : Kropotkin e as Estratégias Anarquistas. — Educacionismo, Insurrecionalismo e Sindicalismo Revolucionário

Fonte : https://ithanarquista.wordpress.com/2021/12/26/felipe-correa-
kropotkin-e-as-estrategias-anarquistas-educacionismo-insurrecionalismo-e-
sindicalismo-revolucionario/

Article mis en ligne le 4 octobre 2023

par Eric Vilain

Este texto tem como objetivo expor as posições do clássico anarquista russo Piotr Kropotkin (1842-1921) acerca das estratégias anarquistas e suas posições frente a tal debate. Ele divide-se em quatro grandes partes, que se encadeiam logicamente e permitem subsidiar algumas afirmações mais conclusivas, as quais enuncio nesta introdução e, em seguida, discuto de maneira mais pormenorizada.

Em “Kropotkin, Comunismo Anarquista e Educacionismo” contesto uma “tese” que circula atualmente no Brasil. Buscando suas raízes historiográficas e suas expressões contemporâneas, exponho suas linhas mestras para negar que Kropotkin tenha sido um educacionista/culturalista, e que o “anarcocomunismo” por ele defendido tenha constituído uma ruptura absoluta (ou mesmo um “revisionismo”) em relação ao chamado bakuninismo da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT ou “Primeira Internacional”).

Em “Movimento Operário-Socialista e Anarquismo” retomo o contexto organizativo em meio ao qual o pensamento político kropotkiniano foi produzido. Isso é feito a partir da discussão dos principais esforços organizativos internacionais que ocorreram ao longo da vida política de Kropotkin, e que se estendem da “Primeira Internacional”, fundada em 1864, até a Internacional Sindicalista, fundada entre 1922 e 1923. Nessa contextualização, mapeio os grandes debates e dilemas estratégicos ocorridos entre os anos 1880 e 1910, no campo operário-socialista em geral e anarquista em particular.